Estudantes da FEP vencem competição internacional com projeto sustentável
Estudantes da FEP vencem competição internacional com projeto sustentável

Estudantes da FEP vencem competição internacional com projeto sustentável

Partilhar:

(Texto de Mariana Carrilho)

A BI International Case Competition (BIICC) é uma competição anual que incita estudantes universitários a desenvolver soluções para casos de estudo, resolvendo problemas estratégicos de empresas reais.

Este ano a final foi realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro, em Oslo, na Noruega. Os estudantes de 12 universidades de países diferentes foram desafiados pela Statkraft a elaborar uma estratégia de gestão de painéis solares que já se encontram no fim de vida. Após 30 horas, espaço de tempo concedido para o desafio, as soluções foram apresentadas ao departamento de sustentabilidade da empresa, que constituía o júri.

O concurso integrou as seguintes 12 equipas: Aarhus University, American University of Beirut, BI Norwegian Business School, FEP, HEC Montréal, IE University, Maastricht University – School of Business and Economics, Smith School of Business, Queen’s University, Team Universities of New Zealand, Texas A&M University, Thammasat University e University of Navarra.

A equipa da FEP, pertencente à FEP International Case Team, organismo estudantil da FEP, sob orientação das professoras Renata Blanc e Catarina Roseira, era constituída pelos estudantes Constança Araújo, Inês Moura, Inês de Castro e Vasco Silva.

O grupo da FEP desenvolveu uma solução de reutilização e reciclagem dos painéis solares, recorrendo a parcerias estratégicas com grupos de residências estudantis em diversos países europeus, o que permitiria recuperar quase 100% do valor dos painéis.

De acordo com Renata Blanc, a docente e Faculty Advisor que acompanhou o grupo à Noruega, “o que distinguiu a FEP foi sobretudo a forte qualidade da solução apresentada, a robustez da análise efetuada e também a solidez dos cálculos financeiros”.

A professora realçou ainda o valor destas competições: “uma oportunidade única para os estudantes porem em prática, de forma integrada, os conhecimentos que adquirem na licenciatura. Aprendem a identificar problemas, pensar de forma estruturada e construir os argumentos que suportam as ideias que querem defender. Desenvolvem fortes competências de comunicação e aprendem a trabalhar em equipa em cenário de grande pressão. Tudo isto num contexto o mais aproximado possível da realidade: resolvendo casos reais que são avaliados por profissionais com forte experiência empresarial”.

Foto: DR FEP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *