Europa apoia obras na ponte móvel de Leixões com 4 milhões de euros
Europa apoia obras na ponte móvel de Leixões com 4 milhões de euros

Europa apoia obras na ponte móvel de Leixões com 4 milhões de euros

Partilhar:

A Europa vai financiar com quatro milhões de euros a reabilitação da ponte móvel de Leixões, em Matosinhos, através do programa Portugal 2030. Esta intervenção, com um preço-base de 4,5 milhões de euros, visa corrigir problemas estruturais e melhorar a durabilidade da ponte. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) será responsável por cobrir o valor remanescente de 500 mil euros para a obra, após o lançamento de um novo concurso em setembro devido ao elevado custo apresentado pelo único concorrente.

A empreitada incluirá a substituição das rótulas, correções na estrutura para equilibrar a tração das partes do tabuleiro, renovação da proteção anticorrosiva, pintura da estrutura, repavimentação e substituição das coberturas pedonais. Está previsto que a ponte fique encerrada durante um período máximo de 90 dias, sendo que o prazo total de execução é de 425 dias.

Além desta obra, a APDL conseguiu ainda aprovar outros dois projetos para o Porto de Leixões no âmbito do Sustentável 2030 – Programa Ação Climática e Sustentabilidade. Estes incluem a construção de infraestrutura para serviços portuários, com um investimento de 6,3 milhões de euros, e a reabilitação das vias portuárias, que melhorará as condições operacionais, com um custo estimado de 4,6 milhões de euros.

Foto: Ângelo Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *