Fadista Natércia Maria  vai ter fotobiografia e exposição online
Fadista Natércia Maria vai ter fotobiografia e exposição online

Fadista Natércia Maria vai ter fotobiografia e exposição online

Partilhar:

Natércia Maria, madrinha de várias marchas populares e intérprete de inesquecíveis temas ouvidos nesta quadra, como “Ruas do Porto”, “Cravo Rubro”, “Festejando o S. João” e “Patuscada à Portuguesa”, será eternizada numa fotobiografia e exposição online permanente.

Encontra-se em fase de preparação uma fotobiografia com imagens inéditas de Natércia Maria, uma das vozes mais sonantes do panorama musical português, que nos deixou em 2013. Está também a ser idealizada uma exposição online, como forma de perpetuar a memória da artista. Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, Natércia foi construindo um vasto espólio, com inúmeras fotografias, recortes de imprensa, programas dos seus concertos, medalhas e troféus. Este projeto é fruto de um enorme desejo por parte da família, de prestar uma belíssima homenagem à artista e, está a cargo da investigadora Ana Lopes e da marca Culturae.pt.

Natércia Maria nasceu no Porto, em 1944. Começou a cantar em criança, mas a sua carreia alavancou aos 18 anos, com a vitória num concurso de talentos. A partir daí, somou atuações na antiga Emissora Nacional e nos serões para trabalhadores da FNAT. Fez tournées para a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo e atuou em inúmeros palcos de norte a sul do país, destacando-se os Casinos da Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Espinho, Estoril e Madeira. Venceu festivais, gravou vários discos, fez rádio e foi figura assídua em diversos programas de televisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.