FC Porto conquista a Taça de Portugal em Basquetebol
FC Porto conquista a Taça de Portugal em Basquetebol

FC Porto conquista a Taça de Portugal em Basquetebol

Partilhar:

Numa emocionante batalha em campo, o FC Porto superou o SL Benfica e ergueu a Taça de Portugal Alfaloc.

Esta vitória marca a 15.ª vez que o emblema portista levanta o troféu, um feito não visto desde 2019. O embate entre Benfica e FC Porto no Pavilhão Municipal José Natário, com as bancadas repletas de espectadores, foi um verdadeiro clássico, carregado de emoção até ao último segundo.

Os “dragões” iniciaram o jogo com uma forte performance, terminando o primeiro quarto com uma vantagem de 16 pontos (11-27), impulsionados por cinco cestos de três pontos. O resto do jogo viu um equilíbrio de forças, com as “águias” reduzindo a diferença para 36-49 até ao intervalo. No regresso para a segunda metade, o Benfica teve o seu momento de destaque, revertendo o marcador para a sua primeira liderança do jogo com uma parcial de 25-13.

Os últimos 10 minutos foram intensos, com um ritmo frenético de ataques e respostas. Nos momentos finais, Charlon Kloof, com duas visitas à linha de lance livre, garantiu quatro pontos cruciais para os “azuis e brancos”. Na última posse de bola, Toney Douglas não conseguiu converter um arremesso triplo, selando assim a vitória do FC Porto.

O FC Porto registou nove cestos de três pontos, acertando 18 dos seus 22 lances livres e assegurando 29 ressaltos. Destacaram-se as performances de Anthony Barber (24 pontos, 6/9 nos arremessos de dois pontos, 6/6 nos lances livres, 4 ressaltos, 7 assistências, 1 roubo de bola), eleito o MVP da final, e de Aaron Harrison (20 pontos, 4/7 nos arremessos de dois pontos, 2 ressaltos, 1 assistência), Charlon Kloof (17 pontos, 5/7 nos arremessos de dois pontos, 7/7 nos lances livres, 6 ressaltos, 1 assistência) e Cleveland Melvin (12 pontos, 3/6 nos arremessos de três pontos, 4 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola).

Pelo lado benfiquista, destacaram-se os oito roubos de bola e as exibições de Trey Drechsel (29 pontos, 8/12 nos arremessos de dois pontos, 4/6 nos arremessos de três pontos, 3 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola), Aaron Broussard (13 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola), Toney Douglas (11 pontos, 3/5 nos arremessos de dois pontos, 5 ressaltos, 2 assistências, 1 roubo de bola) e Terrell Carter (10 pontos, 4/6 nos arremessos de dois pontos, 6 ressaltos, 2 assistências, 1 roubo de bola, 2 desarmes de lançamento).

Após o jogo, na entrevista rápida, Fernando Sá, treinador do FC Porto, elogiou efusivamente os seus jogadores: “Esta é a taça mais especial. É o começo e o ponto alto de muitas coisas. Só posso aplaudir de pé, desfrutando com os meus atletas. Eles têm sido verdadeiramente brilhantes. É continuar assim. Agora é tempo de celebrar, descansar e focar em mais vitórias, mais conquistas. O FC Porto é um vencedor merecido. Conseguimos responder à pressão do Benfica. Depois de quatro jogos numa semana e da viagem à Turquia, os meus jogadores estiveram fenomenais…”, afirmou.

Já Norberto Alves, técnico do Benfica, fez a seguinte análise: “Começamos muito mal o jogo, com pouca agressividade defensiva. Na segunda parte melhoramos. No entanto, foram os detalhes que fizeram a diferença. Parabéns ao vencedor, é assim que o desporto funciona. Infelizmente, perdemos este título que conquistamos no ano passado, mas a equipe mostrou caráter na segunda metade e foi decidido por pequenos detalhes”, avaliou.

Foto: FPB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *