Feira das Cebolas na Maia tem início este fim de semana
Feira das Cebolas na Maia tem início este fim de semana

Feira das Cebolas na Maia tem início este fim de semana

Partilhar:

As festas do Castêlo da Maia começam já esta quinta-feira, dia 25, e prolongam-se até domingo, com a tradicional romaria em honra de Santo Ovídio e a recriação da Feira das Cebolas. O programa da iniciativa já é conhecido e, tal como acontece em anos anteriores, as festas decorrem na Praça 5 de Outubro e no Monte de Santo Ovídio.

A Câmara Municipal da Maia salienta, na sua plataforma, a recriação da Feira das Cebolas, afirmando que o evento pretende salvaguardar o “património material e imaterial, com enfoque nas tradições como forma de perpetuar a memória das gentes” do concelho.

A cebola é a figura central, quer seja ao natural ou nos petiscos de gastronomia portuguesa, confecionados no local pelos grupos de folclore que participam na Feira. “Aqui podem ser adquiridas as cebolas e uma mão cheia de experiências e vivências, de uma tradição secular que se espera que seja perpetuada ao longo dos tempos”, frisa a autarquia.

Assim, no dia 25, pelas 19h são abertas as tasquinhas decorre o desfile equestre organizado pela Coudelaria Silva Campos. Às 21h é inaugurada a iluminação e, pelas 21h30, dá-se início à noite de fados, com Nelito Marques, na guitarra portuguesa, na viola baixo, Tony Guimarães, e como fadistas, Conceição Brito, Andreia Ribeiro e Jaime Martins.

Na sexta-feira, às 18h, será realizada a abertura do Mercadinho de Artesanato e Produtos Locais, em funcionamento até à meia noite, pelas 20h30 atua o grupo musical «Jones And CO» e mais tarde, às 22h, as «Bombocas» vão animar todos os presentes.

Já no sábado, a programação das festas, começa um pouco mais cedo, pelas 9h com a abertura da Feira das Cebolas e ainda animação da Feira das Cebolas pelo Museu de História e Etnologia da Terra da Maia com a participação do grupo de folclore «Os Fontineiros da Maia» (com confeção de petiscos e iguarias regionais de outros tempos).

Entre outras atividades, que irão decorrer ao longo do dia, destaca-se a realização do Festival Folclórico, pelas 15h30, o concerto de Tanya, às 22h, e o fogo de artificio, às 23h45.

No último dia, domingo, irão decorrer diversas iniciativas, entre as quais, a missa campal, pelas 16h30, segue-se a procissão, às 17h30, e pelas 18h30 acontece o encerramento das festividades com o concerto da Banda de Musica de Rio Tinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *