Feira Organiza Conferência Internacional sobre Gastronomia e Consumo Sustentável
Feira Organiza Conferência Internacional sobre Gastronomia e Consumo Sustentável

Feira Organiza Conferência Internacional sobre Gastronomia e Consumo Sustentável

Partilhar:

O Município de Santa Maria da Feira anunciou, durante a conferência anual das Cidades Criativas da Gastronomia UNESCO, na Tailândia, os detalhes da conferência internacional “Food 4 Thought”, agendada para ocorrer entre os dias 2 e 4 de abril de 2025, no território feirense. O evento, apresentado por Gil Ferreira, vereador do Pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, será sediado na biblioteca municipal e reunirá cerca de 200 participantes de todo o mundo.

A conferência é uma das iniciativas internacionais derivadas da designação “Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO”, juntamente com o programa de intercâmbios “Diversity Food” e o projeto “temperART – Open Call Internacional para Residências Artísticas”. Durante três dias, representantes de cidades criativas da UNESCO, comunidade científica, chefs, professores, alunos e a comunidade local discutirão o papel da cultura e da criatividade na gastronomia, com foco em temas como agricultura, consumo sustentável, saúde e bem-estar.

A conferência também incluirá a estreia do documentário “O pão doce de Santa Maria da Feira”, centrado na Fogaça da Feira, e o projeto artístico “temperART”, além da apresentação dos resultados do “Programa de Alimentação Saudável e Sustentável nas Escolas”. Este programa, integrado no plano de ação nacional da candidatura aprovada pela UNESCO, recebe apoio científico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

A designação da UNESCO reforça o reconhecimento do projeto municipal de valorização do patrimônio gastronômico, promovendo uma mudança de atitudes na sociedade em relação à saúde e alimentação, ancorada nos valores da sustentabilidade e autenticidade. Santa Maria da Feira é a única cidade portuguesa com a designação de Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO, integrando uma rede de 55 territórios em cinco continentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *