Festa dos Ferroviários Anima Ermesinde Entre Sexta e Domingo
Festa dos Ferroviários Anima Ermesinde Entre Sexta e Domingo

Festa dos Ferroviários Anima Ermesinde Entre Sexta e Domingo

Partilhar:

O EntreLinhas – Festa do Ferroviário está de volta a Ermesinde, Valongo, entre esta sexta-feira e domingo. As atividades acontecerão no Parque Urbano e Fórum Cultural de Ermesinde, no Largo da Estação e na Gandra.

“Esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção e salvaguarda da identidade sociocultural do território e da preservação e divulgação do património ferroviário, enquanto património cultural e identitário”, sublinha a Autarquia. Desde 1875, com a inauguração da estação ferroviária, Ermesinde tornou-se um ponto de passagem crucial para milhares de passageiros e mercadorias nas linhas do Minho e do Douro.

Com José Carlos Barbosa, deputado na Assembleia da República, como comissário, a festa começa na sexta-feira, às 14h30, com a conferência “Desafios da Alta Velocidade”, no Fórum Cultural de Ermesinde. No sábado, o programa inclui a entrega de prémios do Concurso de Fotografia do EntreLinhas e a tertúlia “Histórias no Comboio”, com relatos pessoais. No domingo, destaca-se a animação musical.

O EntreLinhas – Festa do Ferroviário inclui animação itinerante, dinâmicas culturais variadas com espetáculos, gastronomia e a Mostra Turística das linhas do Douro e Minho, além de exposições ligadas à ferrovia.

Cláudia Pascoal (sexta-feira), The Happy Mess (sábado) e Expensive Soul (domingo) serão as principais atrações musicais, com concertos sempre às 22h00. “Haverá ainda um palco secundário, na zona da Gandra, onde se poderão ouvir bandas do concelho de Valongo, de estilos variados. Nesse mesmo espaço, haverá uma zona de street food”, acrescenta o Município.

“O espírito entre os ferroviários é impressionante! A comunidade aderiu com enorme entusiasmo a esta grande iniciativa cultural, realizada nos dois lados da linha-férrea que atravessa Ermesinde, unindo ambos os lados da cidade”, destaca o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, em comunicado municipal. O autarca acredita que a antecipação de agosto para maio permitirá uma maior participação do público.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *