O Festival da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense, que decorre de 3 a 6 de outubro na Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, promete uma experiência única para os apreciadores de cerveja artesanal. Entre as várias opções disponíveis, a grande atração deste ano é uma cerveja exclusiva, criada com lúpulo feirense e o tradicional pão doce da região, a Fogaça da Feira.
Esta edição limitada, uma Brown Ale, foi desenvolvida em parceria com o Município de Santa Maria da Feira – Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO, Lúpulo Feirense e Cervejeira Quatro Torres. “A nova cerveja foi produzida com a adição da Fogaça durante a brassagem, conferindo sabores ricos e únicos ao mosto”, revelou a Câmara Municipal. O lúpulo East Kent Goldings, cultivado nas margens do rio Cáster, adiciona um perfil suave e caramelizado, com notas subtis de especiarias.
Com um processo de produção artesanal que demorou quatro semanas, incluindo fermentação e maturação, apenas 500 litros desta cerveja estarão disponíveis durante o festival, e a organização espera que esgotem rapidamente.
Além da cerveja, o festival celebra a criatividade gastronómica e as tradições sonoras de Portugal e Brasil. O evento contará com showcookings por chefs de cidades criativas da gastronomia UNESCO, workshops, conversas temáticas sobre cerveja artesanal e lúpulo local, além de concertos e sunset sessions todas as noites.
Entre as atrações musicais, destacam-se o Tributo a Élis Regina, DJ sessions e performances de artistas como Lilian Raquel, DJ White Noise, Samba Sem Fronteiras, entre outros, garantindo uma celebração memorável.
Foto: DR