Festival da Comida Continente regressa ao Porto este fim de semana
Festival da Comida Continente regressa ao Porto este fim de semana

Festival da Comida Continente regressa ao Porto este fim de semana

Partilhar:

O Parque da Cidade do Porto será palco da 5ª Edição do Festival Comida Continente nos dias 8 e 9 de julho, com entrada gratuita. O evento, promovido pela marca Continente, combina atuações musicais e uma forte componente gastronómica, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Com uma programação diversificada e atraente, o 5ª. Edição deste Festival promete ser um evento imperdível para os amantes da música e da gastronomia portuguesa, contará com algumas novidades.

O  Festival Comida Continente contará com a presença de alguns dos conceituados chefs – Diogo Rocha, Kiko Martins, Manuel Almeida e Chakall – que irão apresentar as suas propostas gastronómicas preparadas exclusivamente para o evento.

O Chef André Matos, responsável pelos menus da Cozinha Continente, revelou em entrevista à Rádio Metropolitana Porto que existem várias sugestões da Cozinha Continente que irão estar disponíveis no Festival da Comida Continente, para os visitantes poderem degustar. Desde logo a possibilidade de degustar a confeção de uma refeição de um chef “Michelin” por um valor simbolico.

Este ano, o Festival, irá contar com o palco Cozinh’arte Oliveira da Serra, que irá juntar no mesmo espaço chefs, músicos e influenciadores digitais para que possam cozinhar em conjunto, como relevou Nádia Reis – Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

O palco contará com apresentação de Carolina Torres e terá como objectivo aliar a comida à arte através de desafios interactivos entre a audiência e os chefs convidados, nomeadamente Noélia Jerónimo, Chakall, Hélio Catarino e Kiko Martins. A curadoria do espaço está a cargo da New Sheet, a empresa que é responsável pelos eventos Revenge of the 90’s.

Outra das novidades do festival deste ano, será a animação infantil e desportiva, além de diversas áreas com atividades e experiências diferenciadoras, como “Cozinha de Rua by Palladin”, “Cozinh’Arte Oliveira da Serra”, “Espaço Família Fula”, “Cozinha Continente” e “Praça dos Vinhos”.

A pensar nos pet lovers, a ZU volta a dedicar momentos e espaços aos animais de estimação das famílias, que vão ao Festival da Comida Continente (FCC), que acontece, este fim de semana, no Porto.

Os animais vão ter direito a colocação profissional de acessórios, cuidados com o pelo e desfiles numa “passerelle”.

No stand da marca de retalho da MC, estará disponível ainda um espaço de veterinário, onde a equipa de médicos veterinários da ZU vai dinamizar duas atividades: sessões de perguntas e respostas com o público sobre “Sabes tudo sobre a saúde dos teus patudos?”; e a iniciativa “Gostavas de ser veterinário?” na qual as crianças são convidadas a vestirem a bata ZU e a interagirem, por alguns momentos, com veterinários., revelou esta responsável em entrevista à Rádio Metropolitana Porto.

Nas primeiras sessões de cada dia, terá lugar a rubrica “Quem manda é o público”, às 11h, onde a audiência votará antecipadamente numa das receitas propostas pelos convidados, os YouTubers Diogo Costa e Catarina Filipe. Depois, o cozinheiro Hélio Catarino irá ensinar a executar a receita vencedora.

Pelas 12h15, o público será desafiado a decidir quais os convidados que passam à final (no dia 9 de Julho), onde será apurado “O pior cozinheiro do mundo” entre os influenciadores Owhana, Miguel Fersou e Margarida Beltrão (do canal “Gosto de Batatas”). De seguida, no “Comicome”, às 13h45, os YouTubers Pierre Zago e Miguel Paraíso irão partilhar a cozinha com os TikTokers Gastão Reis e Marco Costa, sendo que, mais uma vez, o público poderá participar nos desafios.

Por fim, às 16h15 e 18h, no “Gastronomix”, os convidados musicais Romana, Saúl, Luke d’Eça e Miguel e Mariana irão interagir com os chefs convidados na realização de uma receita, enquanto fazem breves atuações.

Nádia Reis, revelou ainda que o impacto ambiental é uma das principais preocupações da organização deste festival e por isso, foram celebrada uma parceria com a Sociedade Ponto Verde no sentido de minimizar este mesmo impacto.

“Através desta parceria, a SPV reforça a sua atuação na área da Literacia Ambiental e associa-se a um evento que é, a cada edição, mais verde e inclusivo, e segue a política dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). Além da reciclagem de embalagens, entre as suas boas práticas, o festival vai disponibilizar copos reutilizáveis, pratos e tigelas biodegradáveis e talheres de madeira. Já o excedente alimentar vai ser doado para minimizar o desperdício alimentar”, adiantou.

“O Festival da Comida Continente, que recebe anualmente milhares de pessoas, é um bom exemplo de como uma boa parceria interliga todas as partes e potencia uma dinâmica em que todos ganhamos: o negócio, o consumidor e o Planeta”, declara a Diretora de Comunicação e Ativação da Marca Continente.

 A organização estabeleceu uma parceria com a STCP para reforçar linhas de autocarros (205 Campanhã-Castelo do Queijo, 500 Praça Liberdade-Matosinhos Mercado e 502 Bolhão-Matosinhos Mercado), para todos os festivaleiros que optem por este meio de transporte. Para quem quiser ir de bicicleta, à entrada do recinto existem dois bike parks (com capacidade para 200 bicicletas)».

«Quem tiver mesmo de optar pelo veículo próprio, os parques de estacionamento Castelo do Queijo, Casa da Música e Campo Alegre têm um preço diário especial de 1,50€ (IVA incluído).

A 5.ª edição do Festival acontece a 8 e 9 de julho, no Parque da Cidade do Porto, com entrada gratuita, e contará com as atuações de Sebastián Yatra, Ana Moura, Calema, Diogo Piçarra, Nina Toc Toc, Rita Rocha e Tony Carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *