O Parque da Cidade do Porto será palco da 5ª Edição do Festival Comida Continente nos dias 8 e 9 de julho, com entrada gratuita. O evento, promovido pela marca Continente, combina atuações musicais e uma forte componente gastronómica, proporcionando uma experiência única aos visitantes.
Com uma programação diversificada e atraente, o 5ª. Edição deste Festival promete ser um evento imperdível para os amantes da música e da gastronomia portuguesa, contará com algumas novidades.
O Festival Comida Continente contará com a presença de alguns dos conceituados chefs – Diogo Rocha, Kiko Martins, Manuel Almeida e Chakall – que irão apresentar as suas propostas gastronómicas preparadas exclusivamente para o evento.
O Chef André Matos, responsável pelos menus da Cozinha Continente, revelou em entrevista à Rádio Metropolitana Porto que existem várias sugestões da Cozinha Continente que irão estar disponíveis no Festival da Comida Continente, para os visitantes poderem degustar. Desde logo a possibilidade de degustar a confeção de uma refeição de um chef “Michelin” por um valor simbolico.
Este ano, o Festival, irá contar com o palco Cozinh’arte Oliveira da Serra, que irá juntar no mesmo espaço chefs, músicos e influenciadores digitais para que possam cozinhar em conjunto, como relevou Nádia Reis – Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.
O palco contará com apresentação de Carolina Torres e terá como objectivo aliar a comida à arte através de desafios interactivos entre a audiência e os chefs convidados, nomeadamente Noélia Jerónimo, Chakall, Hélio Catarino e Kiko Martins. A curadoria do espaço está a cargo da New Sheet, a empresa que é responsável pelos eventos Revenge of the 90’s.
Outra das novidades do festival deste ano, será a animação infantil e desportiva, além de diversas áreas com atividades e experiências diferenciadoras, como “Cozinha de Rua by Palladin”, “Cozinh’Arte Oliveira da Serra”, “Espaço Família Fula”, “Cozinha Continente” e “Praça dos Vinhos”.
A pensar nos pet lovers, a ZU volta a dedicar momentos e espaços aos animais de estimação das famílias, que vão ao Festival da Comida Continente (FCC), que acontece, este fim de semana, no Porto.
Os animais vão ter direito a colocação profissional de acessórios, cuidados com o pelo e desfiles numa “passerelle”.
No stand da marca de retalho da MC, estará disponível ainda um espaço de veterinário, onde a equipa de médicos veterinários da ZU vai dinamizar duas atividades: sessões de perguntas e respostas com o público sobre “Sabes tudo sobre a saúde dos teus patudos?”; e a iniciativa “Gostavas de ser veterinário?” na qual as crianças são convidadas a vestirem a bata ZU e a interagirem, por alguns momentos, com veterinários., revelou esta responsável em entrevista à Rádio Metropolitana Porto.
Nas primeiras sessões de cada dia, terá lugar a rubrica “Quem manda é o público”, às 11h, onde a audiência votará antecipadamente numa das receitas propostas pelos convidados, os YouTubers Diogo Costa e Catarina Filipe. Depois, o cozinheiro Hélio Catarino irá ensinar a executar a receita vencedora.
Pelas 12h15, o público será desafiado a decidir quais os convidados que passam à final (no dia 9 de Julho), onde será apurado “O pior cozinheiro do mundo” entre os influenciadores Owhana, Miguel Fersou e Margarida Beltrão (do canal “Gosto de Batatas”). De seguida, no “Comicome”, às 13h45, os YouTubers Pierre Zago e Miguel Paraíso irão partilhar a cozinha com os TikTokers Gastão Reis e Marco Costa, sendo que, mais uma vez, o público poderá participar nos desafios.
Por fim, às 16h15 e 18h, no “Gastronomix”, os convidados musicais Romana, Saúl, Luke d’Eça e Miguel e Mariana irão interagir com os chefs convidados na realização de uma receita, enquanto fazem breves atuações.
Nádia Reis, revelou ainda que o impacto ambiental é uma das principais preocupações da organização deste festival e por isso, foram celebrada uma parceria com a Sociedade Ponto Verde no sentido de minimizar este mesmo impacto.
“Através desta parceria, a SPV reforça a sua atuação na área da Literacia Ambiental e associa-se a um evento que é, a cada edição, mais verde e inclusivo, e segue a política dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). Além da reciclagem de embalagens, entre as suas boas práticas, o festival vai disponibilizar copos reutilizáveis, pratos e tigelas biodegradáveis e talheres de madeira. Já o excedente alimentar vai ser doado para minimizar o desperdício alimentar”, adiantou.
“O Festival da Comida Continente, que recebe anualmente milhares de pessoas, é um bom exemplo de como uma boa parceria interliga todas as partes e potencia uma dinâmica em que todos ganhamos: o negócio, o consumidor e o Planeta”, declara a Diretora de Comunicação e Ativação da Marca Continente.
A organização estabeleceu uma parceria com a STCP para reforçar linhas de autocarros (205 Campanhã-Castelo do Queijo, 500 Praça Liberdade-Matosinhos Mercado e 502 Bolhão-Matosinhos Mercado), para todos os festivaleiros que optem por este meio de transporte. Para quem quiser ir de bicicleta, à entrada do recinto existem dois bike parks (com capacidade para 200 bicicletas)».
«Quem tiver mesmo de optar pelo veículo próprio, os parques de estacionamento Castelo do Queijo, Casa da Música e Campo Alegre têm um preço diário especial de 1,50€ (IVA incluído).
A 5.ª edição do Festival acontece a 8 e 9 de julho, no Parque da Cidade do Porto, com entrada gratuita, e contará com as atuações de Sebastián Yatra, Ana Moura, Calema, Diogo Piçarra, Nina Toc Toc, Rita Rocha e Tony Carreira.