Festival de Marionetas “Olhó Boneco!” este fim de semana em  Vila do Conde
Festival de Marionetas “Olhó Boneco!” este fim de semana em Vila do Conde

Festival de Marionetas “Olhó Boneco!” este fim de semana em Vila do Conde

Partilhar:

De 13 a 15 de agosto no Parque João Paulo II, em Vila do Conde, e tem entrada livre. A primeira edição do Festival de Marionetas “Olhó Boneco!” vai homenagear o teatro Dom Roberto.

Estarão na cidade 12 dos 14 roberteiros portugueses e há para ver 26 espetáculos destas cómicas marionetas de caráter popular, conhecidas pelas suas barracas coloridas e pela voz estridente. A organização é da La Fontana – Formas Animadas e conta com o apoio da Câmara e da Direção Geral das Artes.

A ideia, explica a companhia organizadora, é, desta forma, “contribuir para preservar e divulgar este tesouro da cultura nacional”, que, durante anos e anos, “encantou gerações” e que, ainda recentemente, esteve em risco de se perder. O festival, destinado a miúdos e graúdos, vai decorrer nos três dias, das 11 às 13 horas e das 15 às 19.30, sempre com vários “palcos” espalhados pelo Parque João Paulo II. Há ainda uma banda roberteira, barraquinhas de comida e, para se juntarem à festa, um grupo de Robertos gigantes, que tem andado pela cidade a promover o festival. Estará hoje e quinta-feira a partir das 18.30, junto às praias da cidade e, sexta-feira, na feira semanal no mercado municipal.

Em 2021, o Teatro Dom Roberto passou a fazer parte do Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional. Para celebrar o feito, o 1.º “Olhó Boneco!” é, este ano, dedicado a esta arte.

Os roberteiros, bonecos tipicamente Portugueses, eram, em meados do século XX, encontrados com frequência em ruas, praças, jardins e praias de todo o país e as suas barracas coloridas traziam sempre animação garantida. Era um teatro eminentemente popular, cómico, com textos de tradição oral e muito improviso à mistura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.