Festival de Teatro José Guimarães regressa dia 17 de setembro em Gaia
Festival de Teatro José Guimarães regressa dia 17 de setembro em Gaia

Festival de Teatro José Guimarães regressa dia 17 de setembro em Gaia

Partilhar:

(Texto de Mariana Oliveira)
Decorreu esta terça-feira, dia 6 de setembro, a apresentação da IV Edição do Festival de Teatro José Guimarães, em Vila Nova de Gaia. O evento é organizado pela Tuna Musical de Santa Marinha e conta com a presença de diversos artistas integrantes nas peças de teatro.

O nome do festival surgiu como forma de homenagear alguém que fazia da Tuna Musical de Santa Marinha uma “segunda casa”, de acordo com o filho, José Luís Guimarães. Um homem ligado ao mundo da cultura portuguesa, que, apesar de ser poeta, autor, músico, escritor e letrista, tinha como verdadeira vocação o teatro.

“A paixão do meu pai era claramente o teatro”, garante José Luís Guimarães.

As estruturas profissionais presentes neste festival são Palmilha Dentada, Contilheiras, ETCetera Teatro, Astro Fingido, TriActo, TEatro Ensaio, Esquiva e Quinta Parede. Além disso, o grupo da Tuna e três escolas de teatro do Porto e de Cáceres (Espanha).

A IV Edição do Festival de Teatro José Guimarães decorrerá entre 17 de setembro a 27 de novembro. Com 13 espetáculos de companhias de teatro amadoras e profissionais, este ano serão exibidas duas estreias da Tuna Musical de Santa Marinha.

Serão exibidas duas estreias, produzidas pelo grupo de teatro da entidade organizadora, “A Triste História dos Cangalheiros de Vale Mortiço”, a 23 e 24 de setembro, com texto e encenação de Inês Sincero e Tomé Nunes Pinto e “Barco Negro”, a 11 e 12 de novembro, com texto e direção de Filipe Santos. Em todas as estreias de peças de teatro são realizadas no final conversas com o público, de modo a perceber a sua opinião e estabelecer um grau de maior proximidade.

No dia 17 de setembro será anunciada a programação integral do festival e dá-se também o Prémio Cultural José Guimarães, onde será decidido o vencedor entre os cinco nomeados que mais se destacaram nas diversas áreas da cultura portuguesa. Os candidatos são a bailarina Inês Nunes, a atriz Inês Sincero, o músico Rafael de Carvalho Jr. e os cantores João Robalinho e Pedro Ferreira.

Filipe Santos, presidente da Tuna Musical de Santa Marinha, revelou à Rádio Metropolitana Porto que o orçamento do evento terá sido entre 7500 e 8000 euros. Os espetáculos duram entre 25 minutos e 1h30 e estão classificados para maiores de 12 anos à exceção de “Vida Palhaça” e “Terror e Miséria no III Reich”, para maiores de 16 e “Incandescente” e “O Medo Azul” para maiores de 6 anos. Estas duas últimas peças serão também as únicas a realizarem-se pela parte da tarde (16h30), nos dias 19 e 27 de novembro, respetivamente. As restantes 11 serão apresentadas pelas 21h30 durante o festival.

Os bilhetes terão um preço simbólico, entre 3 a 5 euros, com vantagem para os sócios da Tuna Musical de Santa Marinha e jovens estudantes. O IV Festival de Teatro José Guimarães ocorre no auditório da Tuna Musical de Santa Marinha, em Gaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *