A 3ª Edição do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS) decorrerá entre 19 de outubro e 19 de novembro, trazendo à região 44 concertos exclusivos distribuídos por igrejas da Diocese e 10 municípios do Grande Porto. Este festival tem a particularidade de todas as suas apresentações serem de entrada livre.
A iniciativa visa não só celebrar o património organístico da região, reconhecido internacionalmente, mas também sensibilizar a população para a música sacra, tanto vocal como de órgão. Para além disso, busca incentivar novos talentos, promovendo uma oferta cultural consistente e duradoura para a região.
O concelho da Maia irá receber uma série de concertos deste festival, que prometem encantar os amantes deste género musical. A programação para a Maia é a seguinte:
Outubro 2023
27 de Outubro, 21:30 – Concerto de Órgão e Orquestra na Igreja de Nossa Senhora da Maia. Atuações da Orquestra Clássica da Maia e Tiago Ferreira no órgão.
28 de Outubro, 21:30 – Concerto de Órgão e Quinteto de Metais no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira. Participações da Orquestra Clássica da Maia e Daniel Ribeiro no órgão.
29 de Outubro, 16:00 – Concerto de Órgão e Coro na Igreja de São Faustino de Gueifães. Apresentações do Ensemble Notas Soltas e Paulo Bernardino no órgão.
31 de Outubro, 21:30 – “Dos esplendores de Veneza às brumas do Báltico – música sacra italiana e alemã do século XVII” no Mosteiro de Águas Santas. O programa inclui obras de Monteverdi, Banchieri, Cazzatti, Tunder, entre outros. Ludovice Ensemble e Hugo Oliveira na voz juntam-se a Fernando Miguel Jalôto no claviórgão e direção. Mais informações sobre o grupo em ludoviceensemble.com.
Novembro 2023
3 de Novembro, 21:30 – Concerto de Órgão, Quarteto de Cordas e Voz na Igreja de Santa Maria de Avioso. Participações da Orquestra Clássica da Maia e Gregório Gomes no órgão.
4 de Novembro, 21:30 – Concerto de Órgão e Quarteto de Madeiras na Igreja de São Tiago de Milheirós. Atuações da Orquestra Clássica da Maia e Samuel Pinto no órgão.
5 de Novembro, 16:00 – Concerto Coral-Sinfónico na Igreja Paroquial de Gueifães. Performance da Orquestra Clássica da Maia.
Foto: DR