Filipa Martins nomeada para Melhor Ginasta Europeia de 2024

Filipa Martins nomeada para Melhor Ginasta Europeia de 2024

26/02/2025 0 Por Rmetropolitana

Filipa Martins está entre as cinco finalistas ao prémio de Melhor Ginasta Feminina da Europa em 2024, atribuído pela European Gymnastics. A antiga ginasta, que fez história ao tornar-se a primeira portuguesa a alcançar a final do concurso completo (“all around”) nos Jogos Olímpicos de Paris, destaca-se entre as nomeadas para este prestigiado galardão.

A European Gymnastics anunciou que a atleta natural da Maia, atualmente com 29 anos, integra a lista das cinco finalistas, ao lado de Alice D’Amato (Itália), Valentina Georgieva (Bulgária), Bryony Page (Grã-Bretanha) e Darja Varfolomeev (Alemanha). Filipa Martins, que encerrou a sua carreira competitiva no final de 2024, vê assim reconhecido o seu impacto na modalidade.

Esta nomeação surge após um ano marcante para a ginástica portuguesa. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Filipa Martins tornou-se a primeira ginasta nacional a disputar a final do concurso completo, terminando na 20.ª posição – o melhor resultado de sempre para Portugal na disciplina. Para além disso, o Comité Executivo da European Gymnastics destacou a sua influência no desenvolvimento do desporto no país, tendo sido distinguida com o prémio SmartScoring Shooting Star 2024, entregue em Rimini, pelo seu contributo e inspiração para jovens atletas.

O processo de seleção das nomeadas envolveu os comités técnicos da European Gymnastics, federações nacionais e especialistas da modalidade. Após essa fase, os dirigentes da entidade definiram as cinco finalistas. A votação para eleger a vencedora está aberta ao público e decorre até 26 de fevereiro.

Filipa Martins, que representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos, anunciou a sua retirada da competição em setembro de 2024, após uma carreira de mais de uma década ao mais alto nível. Com vários títulos nacionais e participações regulares em Campeonatos do Mundo e da Europa, a ex-ginasta deixa um legado incontornável na ginástica artística portuguesa.

Foto: DR – Francisco Paraíso / Comité Olímpico de Portugal 

Notícia desenvolvida por: Bruna Rebelo