Filipa Martins, a primeira ginasta portuguesa a disputar a final do concurso completo (‘all around’) em Jogos Olímpicos, anunciou hoje o fim da sua carreira desportiva através de uma publicação no Instagram.
“Chegou ao fim uma das mais lindas fases da minha vida. Uma linda história desportiva. Agora, é hora de novas aventuras e planear um futuro lindo”, escreveu a portuense de 28 anos. Filipa revelou ainda os seus planos para o futuro, que incluem terminar o mestrado em Treino Desportivo e, mais tarde, tornar-se treinadora.
A atleta marcou a história do desporto português nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao alcançar a 20.ª posição na final ‘all around’ de ginástica artística, tornando-se a primeira portuguesa a qualificar-se para esta etapa da competição. A prova foi vencida pela norte-americana Simone Biles, que se sagrou campeã olímpica pela segunda vez.
Com uma carreira marcada por conquistas e pioneirismo, Filipa Martins deixa um legado na ginástica portuguesa e abre caminho para novas gerações, agora com a ambição de contribuir para o desporto como treinadora.
Foto: three time olympia