Fim de semana de Páscoa com chuva, vento, neve e agitação marítima
Fim de semana de Páscoa com chuva, vento, neve e agitação marítima

Fim de semana de Páscoa com chuva, vento, neve e agitação marítima

Partilhar:

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê condições meteorológicas adversas neste fim de semana de Páscoa no continente, com ocorrência de chuva, vento, neve e agitação marítima forte. A precipitação tenderá a diminuir na região Sul a partir da tarde de domingo, dia 31 de março.

Segundo o comunicado divulgado nesta sexta-feira pelo IPMA, a precipitação continuará até domingo, dia 31, mas com uma redução gradual de intensidade e frequência, principalmente na região Sul, a partir da tarde desse dia.

Há possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo, com maior probabilidade no sábado, dia 30.

O IPMA prevê queda de neve nas serras da região Norte e na Serra da Estrela.

Os ventos serão predominantemente de oeste ou sudoeste, podendo soprar com intensidade, especialmente no litoral e nas terras altas, a partir da tarde de sábado, com rajadas que podem atingir até 65 quilômetros/hora e 75 quilômetros/hora, respectivamente.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 6ºC e 11°C, com valores mais baixos entre -3ºC e 6°C no interior Norte e Centro. As temperaturas máximas oscilarão entre 11ºC e 17°C, podendo ser inferiores a 10°C em alguns locais do interior Centro.

Na costa ocidental, espera-se agitação marítima forte, com ondas de noroeste atingindo entre quatro e cinco metros. Essa agitação começará a diminuir gradualmente a partir da manhã de dia 30, mantendo-se ainda ondas de oeste ou noroeste com 3 a 3,5 metros até ao fim do dia 31, domingo de Páscoa.

O IPMA destaca que o estado do tempo em Portugal continental continua a ser influenciado por ondulações frontais associadas a uma vasta região depressionária que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, incluindo a depressão Nelson, que já se deslocou para nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *