Efeitos do fenómeno climático El Niño vão fazer-se sentir nos próximos dias em Portugal, mas é a partir de 22 de junho que se esperam as temperaturas mais elevadas.
Esta quinta-feira já será um dia de muito calor na maior parte do território, mas sexta-feira os termómetros deverão registar valores ainda mais altos, segundo dão conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para hoje, o instituto citado já previa máximas que podiam chegar aos 36ºC em certos distritos – como Évora, Beja e Santarém. Porto, Faro e Lisboa ficam-se pelos 27ºC, 32ºC e 33ºC, respetivamente, ao passo que os restantes (excetuando os arquipélagos) também deverão rondar os 30ºC.
Mas, na sexta-feira, registar-se-á uma “pequena subida de temperatura, em especial da mínima”, informa o IPMA. Quanto a máximas, as mesmas deverão ficar bem acima dos 30ºC em muitas zonas do país, como Évora (38ºC), Beja (37ºC), Setúbal e Santarém (35ºC), Castelo Branco e Portalegre (34ºC), Faro (33ºC) e Lisboa (31ºC).
Nos restantes distritos, os termómetros não passarão dos 30ºC, sendo de esperar um tempo bem mais ameno na Madeira (máxima de 25ºC no Funchal) e nos Açores (22ºC em Ponta Delgada).
Para sábado, é expetável uma “pequena descida da temperatura”, sendo ainda de assinalar a “possibilidade de aguaceiros e trovoada”, “mais prováveis no interior Norte e Centro durante a tarde”.