Com a evolução positiva da Covid-19 em Portugal, a circulação entre concelhos deixa de estar proibida aos fins de semana, sendo este o primeiro em que tal se verifica, depois de três meses consecutivos em que a medida esteve em vigor. O anúncio foi feito na semana passada, pelo primeiro-ministro, António Costa.
«Cessa ao fim de dia 5 a proibição de circulação entre concelhos», adiantou o responsável em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros. De acordo com o primeiro-ministro, não está prevista esta restrição para a próxima quinzena, «seja durante a semana ou ao fim de semana».
A medida deverá ser reavaliada a cada 15 dias, a par das restantes restrições implementadas na sequência da estratégia de contenção da pandemia do novo coronavírus, em Portugal, explicou também na altura o governante.
A proibição de circulação entre os 278 municípios do continente foi aplicada por várias vezes no âmbito do combate à pandemia de covid-19. Este ano, a medida começou a aplicar-se em janeiro, quando Portugal entrou em confinamento devido ao agravamento da crise de saúde pública.