Fórum Cultural de Gulpilhares, em Gaia com novas instalações
Fórum Cultural de Gulpilhares, em Gaia com novas instalações

Fórum Cultural de Gulpilhares, em Gaia com novas instalações

Partilhar:

As novas instalações do Fórum Cultural de Gulpilhares foram inauguradas no último sábado, dia 4, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Patrocínio Azevedo.

Na cerimónia, o autarca, citado pelo portal de notícias do município, salientou que se trata de uma “escola de música de referência nacional” e aproveitou para deixar desejos de sucesso “ao professor Ramiro Lopes, ao Fórum Cultural de Gulpilhares e à comunidade escolar, em mais esta etapa da vida desta instituição de referência”.

Recorde-se que a construção da nova sede contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal, através de um acordo de colaboração entre as duas entidades, no valor global de 100 mil euros.

“No âmbito daquele acordo, a associação terá de cumprir alguns parâmetros, como a aplicação correta do apoio municipal, a garantia da plena utilização das infraestruturas culturais objeto de apoio, a cooperação com o Município em ações culturais de interesse local através da cedência das instalações, entre outros”, refere a plataforma.

O Fórum Cultural de Gulpilhares, enquanto associação que tem como finalidade a promoção e divulgação do ensino da música, pretende alargar horizontes, “apostando no ensino artístico especializado da música nos níveis de iniciação, básico e secundário, em regime articulado e supletivo”. As ambições de futuro passam ainda pela “realização de audições e concertos destinados ao público em geral”.

Após a inauguração das novas instalações da escola de música, em que marcaram também presença o presidente da União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, Alcino Lopes, e o presidente do Conselho Diretivo da instituição, Ramiro de Sousa Lopes, o vice-presidente do município descerrou, ainda, a placa toponímica da nova praceta, que mantém o nome Professor Joaquim Ramiro de Sousa Lopes. “Uma homenagem merecida a um dos homens que mais faz pela cultura e pela música em Vila Nova de Gaia”, sublinhou Patrocínio Azevedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.