Fundação Altice promove leitura no concelho de São João da Madeira
Fundação Altice promove leitura no concelho de São João da Madeira

Fundação Altice promove leitura no concelho de São João da Madeira

Partilhar:

​​​Num movimento de valorização da leitura como direito humano e condição do livre exercício da cidadania cultural, a Altice Portugal, através da Fundação Altice, inaugurou no passado, dia 22 de abril, mais uma cabine de leitura nascida a partir de uma antiga cabine telefónica. Desta vez no concelho da Área Metropolitana Porto.

Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice e Jorge Fonseca, Diretor-Geral da Geodesia marcaram presença na inauguração da nova microbiblioteca situada no Parque Ferreira de Castro, onde foram recebidos por Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira.

Para Ana Estelita “este projeto de reconversão de cabines telefónicas em pequenas bibliotecas enquadra-se num pilar estratégico da Fundação Altice, o ​da promoção do acesso de todos à educação e ao conhecimento. Cada vez mais a Fundação tem vindo a centrar as suas iniciativas em projetos inovadores e com capacidade de dotar as populações de ferramentas para que possam ter cada vez mais oportunidades. O que ambicionamos é alcançar impacto e possibilitar a transformação”, referiu.

A reconversão de cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas nas mais pequenas bibliotecas do mundo. Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice em 2013, contando hoje com mais de 45 cabines espalhadas de norte a sul e ilhas.

Esta iniciativa da Altice Portugal materializa um espaço de democratização do acesso à Educação e à Cultura, tendo como objetivo estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num local totalmente inesperado, que ganha agora uma nova vida. E faz parte de um vasto programa no âmbito da Responsabilidade Social da Altice Portugal, que foca a sua atuação em áreas fulcrais como a cultura, a educação, a música, o desporto, a língua portuguesa e a intervenção social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *