Gaia: Busto de Adelino Gomes em Avintes Roubado e Monumento Severamente Vandalizado
Gaia: Busto de Adelino Gomes em Avintes Roubado e Monumento Severamente Vandalizado

Gaia: Busto de Adelino Gomes em Avintes Roubado e Monumento Severamente Vandalizado

Partilhar:

O Largo do Magarão, em Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia, foi alvo de um ato de vandalismo que resultou no roubo do busto de Adelino Gomes, conhecido como ‘médico do povo’, e na severa danificação do monumento de homenagem. O incidente ocorreu na noite de São João, entre os dias 24 e 25 de junho, quando o plinto de pedra que sustentava o busto foi derrubado.

Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, expressou surpresa e indignação com o ocorrido, descrevendo-o como um ato de vandalismo. “Apresentámos queixa à GNR contra desconhecidos após descobrirmos o plinto derrubado e o busto de bronze desaparecido”, afirmou.

O busto, obra do escultor avintense Manuel Pereira da Silva há mais de vinte anos, foi alvo do roubo, deixando a comunidade local consternada. “Estamos a analisar como proceder para restaurar o monumento. A junta de freguesia está a procurar uma cópia da escultura para fazer uma réplica e já consultámos uma fundição para avaliar o custo”, explicou Castro.

A reposição do busto representa um desafio financeiro significativo para a junta de freguesia. “É um custo elevado que teremos de considerar cuidadosamente. Estamos a estudar a melhor forma de concretizar a restauração do monumento”, concluiu Cipriano Castro, destacando o empenho em recuperar esta peça de valor histórico e simbólico para Avintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *