Gaia e Porto promovem ciclo de conversas para celebrar o sotaque e expressões do Norte de Portugal
Gaia e Porto promovem ciclo de conversas para celebrar o sotaque e expressões do Norte de Portugal

Gaia e Porto promovem ciclo de conversas para celebrar o sotaque e expressões do Norte de Portugal

Partilhar:

Este sábado, pelas 17:00 horas, a Fnac de Santa Catarina, no Porto, promove a segunda edição de um ciclo de conversas intitulado “TROCAR OS BÊS PELOS VÊS”, com o objetivo de celebrar e preservar o sotaque e as expressões características do Porto e do Norte de Portugal. A iniciativa teve início na sexta-feira à noite em Gaia, e promete desvendar os mistérios por trás da peculiar troca de letras na fala dos nortenhos.

Durante aproximadamente 45 minutos, os participantes serão convidados a explorar as particularidades linguísticas da região, desde a tradicional troca do “Bê” pelo “Vê” até às origens de expressões como “griso”, “briol”, ou “chuço”.

Num ambiente descontraído e sem preconceitos, a conversa será conduzida de forma assertiva e pedagógica, incentivando a participação e o debate.

O ciclo continuará nos meses seguintes, com temas como “Em PORTOguês nos (des)entendemos” em maio, onde serão exploradas novas palavras e expressões atribuídas pelos portuenses.

À medida que maio se despede e junho se anuncia, é hora de receber “Carago não, carago!”. Este evento promete explorar o uso de palavrões na região, questionando se, no Porto, uma expressão menos polida é simplesmente parte do discurso comum.

Essas “cumbersas” não apenas buscam valorizar o rico patrimônio linguístico do Porto e do Norte, mas também oferecem momentos de reflexão e celebração da identidade cultural da região.

Com uma abordagem descontraída e cativante, espera-se que os participantes não só ampliem seu vocabulário, mas também se sintam mais conectados com suas origens e orgulhosos da diversidade linguística que caracteriza a região.

Foto: João Carlos Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *