Ao todo são 1,5 milhões de euros que a Câmara Municipal de Gaia vai investir na aquisição de material escolar, os denominados cheques-oferta, que, no próximo ano letivo 2022/2023, vão abranger cerca de 30 mil alunos, para combater o abandono e insucesso escolar.
Este investimento vem dar seguimento à política de ação social escolar ativa do município, colocando como prioritário o apoio às famílias, e o combate ao abandono e insucesso escolar, no âmbito do programa Gaia+Inclusiva. Esta visão estratégica da câmara de Gaia, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, consiste “numa clara aposta na promoção do sucesso escolar e numa cidade mais inclusiva, com apoio às diferentes tipologias de ensino”, explica a autarquia, em comunicado.
Esta iniciativa vai abranger desde o 1º ciclo do ensino básico, passando pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário regular público até ao secundário profissional e ensino científico-tecnológico e artístico especializado.
Esta injeção financeira acaba por ser uma lufada de ar fresco às famílias que, no início de cada ano letivo, se veem a braços com elevados encargos financeiros com a educação dos filhos, como é o caso dos materiais escolares.
Para levar a cabo este programa, a autarquia vai estabelecer um protocolo com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Vila Nova de Gaia (ACIGaia) que vai ser responsável pela operacionalização junto dos estabelecimentos comerciais que queiram aderir à iniciativa.