Gaia recorda os 190 anos do Cerco do Porto
Gaia recorda os 190 anos do Cerco do Porto

Gaia recorda os 190 anos do Cerco do Porto

Partilhar:

(Texto de Mariana Oliveira)

Em 2022-2023 assinalam-se os 190 anos do Cerco do Porto (1832-1833). A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai organizar uma conferência, uma exposição e uma sessão de videomapping entre os dias 14, 15 e 16 de outubro.

Através do arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, a CM de Gaia pretende “comemorar este episódio histórico e incontornável de Portugal, evocando o papel decisivo que, nesta matéria, coube a Vila Nova de Gaia, quer em termos geoestratégicos, quer ao nível da excecional colaboração militar da população”.

Hoje, dia 14 de outubro, ocorre uma conferência denominada “Gaia Villanovense – Gloriosas ações, brava gente” com “testemunhos únicos e imperdíveis”, no Quartel da Serra do Pilar (entrada pelo largo de Aviz).

No final da conferência decorre a inauguração de uma exposição documental (painéis explicativos e cartas manuscritas de D. Pedro a D. Maria, adquiridas pelo Município de Gaia em 2020), bibliográfica (livros solicitados para o efeito à Biblioteca Pública Municipal do Porto) e iconográfica (objetos militares pertencentes a D. Pedro solicitados ao Museu Nacional de Soares dos Reis), às 18 horas, que poderá ser visitada também nos dias 15 e 16 de outubro, entre as 10 e as 17h30.

Nestes três dias (14, 15 e 16 de outubro) pode-se também assistir a uma sessão de videomapping dedicada ao Cerco do Porto com imagens, explosões, sons e vozes, no Mosteiro da Serra do Pilar, às 21 e às 22 horas. A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *