Gaia requalifica Praceta 25 de abril por dois milhões de euros
Gaia requalifica Praceta 25 de abril por dois milhões de euros

Gaia requalifica Praceta 25 de abril por dois milhões de euros

Partilhar:

A requalificação da Praceta 25 de Abril, em Vila Nova de Gaia, vai custar dois milhões de euros e demorar um ano, sendo objetivo garantir a continuidade deste espaço, atualmente debilitado, ao centro cívico do concelho, foi esta quinta-feira anunciado.

O projeto de reabilitação é apresentado à comunidade esta noite no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo.

Informação remetida à agência Lusa dá conta que, com a requalificação, é objetivo aumentar o “polo de maior centralidade da cidade”, relacionando “os espaços entre si de forma integrada”, bem como criando “espaço público de excelência e de contemporaneidade”.

A empreitada está orçada em cerca de dois milhões de euros e o prazo de execução é de 12 meses. O calendário de obras não foi revelado. Admitindo que “hoje, a Praceta 25 de Abril apresenta um conjunto de debilidades, de ordem construtiva e de relação com a envolvente”, interessa também “garantir as melhores condições de segurança” de modo a “abrir este espaço ao Centro Cívico Municipal”.

A Câmara de Gaia, do distrito do Porto, revela que foi realizada pela TecMinho uma peritagem técnica de avaliação do estado de conservação da estrutura bem como do uso que o espaço público da praceta pode comportar.

Assim, a intervenção incluirá a requalificação do espaço da praceta, a correção das patologias existentes, a integração do espaço no Centro Cívico, a articulação ao nível funcional, espacial, e dos materiais, bem como a continuidade entre os vários espaços.

A autarquia liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues destaca que o traço fundamental da proposta “é a abertura para a Avenida da República, fomentando a espacialidade e identidade, a hierarquia dos acessos e a continuidade entre a praceta e a Avenida da República”.

“Esta intervenção permitirá gerar a envolvência que o espaço merece, recuperando a sua notoriedade no concelho”, termina. O projeto de arquitetura está a cargo do arquiteto Nuno Alcobia, enquanto os projetos de especialidades entregues à GATENGEL, Lda.

Esta obra faz parte de um pacote de obras anunciadas pelo presidente da Câmara de Gaia a 17 de julho quando, em reunião de executivo, Eduardo Vítor Rodrigues justificou o porquê de estar em discussão um pedido de empréstimo de 39 milhões de euros que visava vários investimentos no concelho. A contratação do empréstimo foi aprovada pela maioria PS com abstenção dos vereadores do PSD.

Além da Praceta 25 de Abril, outros dos investimentos em causa neste empréstimo são o projeto de habitação de regeneração da Antiga Fábrica das Madeiras da Feiteira, em Grijó (6,9 milhões de euros), a construção do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) de Canidelo (5,1 milhões), o Cineteatro Municipal Almeida e Sousa (3,8 milhões), a construção do pavilhão de São Félix da Marinha (2,8 milhões), arruamentos envolventes ao novo campo de jogos de Valadares (2,7 milhões) e o pavilhão municipal da escola EB2/3 do Olival (2,3 milhões).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *