O município de Vila Nova de Gaia vai contar, em breve, com o edifício mais alto do país. Trata-se do empreendimento Skyline, assinado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, a desenvolver em General Torres, que vai contar com um hotel de cinco estrelas e um conjunto de apartamentos de luxo.
De acordo com informação, recentemente, avançada pelo Dinheiro Vivo, o projeto, do grupo Fortera, “será levado em breve à assembleia municipal para aprovação”, prevendo-se que a primeira das cinco fases de construção arranque “dentro de um ano”.
No total, o edifício, avaliado em 150 milhões de euros, terá 28 andares e contará com “os apartamentos mais caros de Portugal”, indicou Elad Drod, CEO do grupo, em declarações à publicação supracitada.
O preço do metro quadrado nas residências, que terão entre 40 e 100 metros quadrados, vai rondar os sete mil euros.
Além do hotel e apartamentos de luxo, o Skyline vai contemplar também um centro de congressos, com capacidade para 2500 pessoas, uma praça urbana, apartamentos para o segmento médio alto, parque de estacionamento, para 700 veículos, e escritórios e retalho.
O prazo estimado de execução da obra é de três anos, pelo que o Skyline deverá estar concluído em 2026.
Recorde-se que o projeto em causa já havia sido anunciado no final de 2020 como um “projeto revolucionário para a cidade” de Gaia.