
Gala do Guia Michelin realiza-se esta terça-feira na Alfândega do Porto
24/02/2025O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da segunda gala Michelin exclusivamente portuguesa, marcada para esta terça-feira. O evento revelará os restaurantes nacionais distinguidos com estrelas em 2025.
Depois de Albufeira, em 2024, é a vez do Porto acolher esta cerimónia dedicada à alta gastronomia portuguesa. Atualmente, Portugal conta com 39 restaurantes estrelados, oito deles com duas estrelas Michelin. No entanto, o país continua sem alcançar a distinção máxima de três estrelas, atribuída a uma “cozinha única, que justifica a viagem”.
Após a entrega dos prémios, terá lugar um jantar coordenado pelos ‘chefs’ Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, Matosinhos), Vítor Matos (Antiqvvm, Porto) e Ricardo Costa (The Yeatman, Vila Nova de Gaia), todos distinguidos com duas estrelas Michelin.
A ementa contará ainda com a participação de cinco ‘chefs’ premiados com uma estrela Michelin: António Loureiro (A Cozinha, Guimarães), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto), Óscar Geadas (G Pousada, Bragança), Julien Montbabut (Le Monument, Porto), Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto) e Arnaldo Azevedo (Vila Foz, Porto).
Segundo o Guia Michelin, trata-se de “uma equipa de maestros que reinventam as tradições locais, redefinem tendências com técnicas inovadoras e enaltecem os produtos da região”.
A gala será apresentada por Marta Leite Castro e contará com uma atuação musical do grupo Expresso Transatlântico, formado por Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos.
Na edição anterior, o restaurante Antiqvvm, no Porto, conquistou a segunda estrela Michelin, juntando-se ao grupo dos oito restaurantes com esta distinção. Já os restaurantes 2Monkeys (Lisboa), Desarma (Funchal), Ó Balcão (Santarém) e Sála (Lisboa) receberam a sua primeira estrela.
No âmbito da gastronomia sustentável, os restaurantes Malhadinha Nova (Albernoa) e Ó Balcão (Santarém) foram distinguidos com estrelas verdes, elevando para cinco o número de estabelecimentos portugueses nesta categoria.
Recorde-se que, até 2023, a cerimónia Michelin era partilhada entre Portugal e Espanha. A partir de 2024, o evento passou a ter uma edição exclusivamente nacional, reforçando a aposta no reconhecimento do talento e da criatividade gastronómica portuguesa.
O Guia Michelin, criado no início do século XX para apoiar viajantes nas suas deslocações, é hoje uma referência mundial na avaliação de restaurantes. Portugal entrou neste roteiro em 1910.
Foto: DR/ Alfândega do Porto
Noticia reproduzida: Carolina Barroso