Gil Vicente Para Totós estreia no Festival de Teatro José Guimarães
Gil Vicente Para Totós estreia no Festival de Teatro José Guimarães

Gil Vicente Para Totós estreia no Festival de Teatro José Guimarães

Partilhar:

16 de novembro de 2024, 21h30 | Tuna Musical de Santa Marinha

O Festival de Teatro José Guimarães acolhe a peça “Gil Vicente Para Totós”, uma criação coletiva que traz o universo do “pai do teatro português” para os dias de hoje com uma abordagem irreverente e humorística.

Depois de três anos a navegar pelos mares da criatividade, o NAVIO – Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras – surpreende ao revisitar os clássicos de Gil Vicente com um toque contemporâneo. Encenada por Ivo Romeu Bastos, a peça é o resultado de um convite da companhia Palmilha Dentada, que, no final de 2023, desafiou o grupo a mergulhar num processo de formação e experimentação artística no âmbito do projeto Múltiplos de Três.

O resultado é uma versão desconstruída, absurda e provocadora de algumas das obras mais icónicas do autor, misturando elementos modernos como futebol, rap e fado com as personagens-tipo e a sátira que marcaram o teatro vicentino.

Uma viagem pelos “mares” da criatividade

“Gil Vicente Para Totós” promete arrancar gargalhadas enquanto reacende o interesse pelo teatro clássico português, fazendo uso de uma estética contemporânea e um olhar irreverente sobre a obra do autor. Como explica a equipa criativa, muitos factos sobre Gil Vicente permanecem desconhecidos, o que deu margem para uma liberdade artística “totó” e cheia de loucura.

Ficha técnica e artística

Criação coletiva: Baseada em textos de Gil Vicente

Encenação: Ivo Romeu Bastos

Assistência dramatúrgica: Jaime Castelo-Branco

Co-criação e interpretação: Cristiana Sousa, Filipe Correia, Inês Sincero, Margarida Neto e Miguel Figueiredo

Videografia: Daniel Teixeira Pinto

Desenho de luz: Dário Pais

Operação de luz, som e vídeo: Bernardo Correia

Música: João Borges, Rodrigo Festas, Rodrigo Santos e Tomé Nunes Pinto

Esta coprodução entre a Palmilha Dentada e o NAVIO promete ser uma experiência teatral que desafia a noção do que é “clássico” e celebra a ousadia de reinterpretar um dos maiores nomes da cultura portuguesa.

Reservas e informações: tunasantamarinha@gmail.com

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *