Gondomar Inaugura um dos Maiores Skateparks do País
Gondomar Inaugura um dos Maiores Skateparks do País

Gondomar Inaugura um dos Maiores Skateparks do País

Partilhar:

Os entusiastas das manobras mais arriscadas têm agora um novo local para treinar: o novo skatepark de Gondomar, um dos maiores do país. Este sábado, foi inaugurado o Parque Urbano de Ramalde, em S. Cosme, Gondomar, construído debaixo do viaduto da A43.

Este projeto, que representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, transformou um espaço anteriormente abandonado. Com mais de 16.500 metros quadrados de área, o parque inclui campos de basquetebol, padel, futebol e um skatepark coberto. A construção, iniciada no verão de 2021, foi dividida em duas fases, sendo que a última corresponde ao skatepark, um espaço com cerca de 1.300 metros quadrados, que representou metade do investimento total.

Desenhado por Marcelo Lambiasi, o skatepark respeita a topografia existente e utiliza a inclinação do terreno para criar uma experiência única e desafiadora. Materiais como granito, aço e betão foram escolhidos para garantir durabilidade e uma estética moderna.

O espaço foi enriquecido com a intervenção artística de um graffiter de Gondomar, proporcionando um “ambiente ainda mais urbano e aprazível aos jovens”, segundo a autarquia. O skatepark possui uma área de street com elementos urbanos como escadas, corrimões e bancos, além de um bowl de dimensão média para uma prática mais fluida e dinâmica.

Com este novo parque, Gondomar passa a contar com sete parques integrados na rede concelhia: Parque de Lazer de Medas, Parque Urbano da Ribeira da Archeira, Parque Urbano de Fânzeres ‒ São Cosme, Parque Urbano de Gondomar, Parque Urbano de Rio Tinto e Parque Urbano de São Pedro da Cova. A construção do Parque Urbano de Baguim do Monte, que está em fase de projeto, também está prevista.

“Os objetivos desta rede passam por promover a melhoria da qualidade de vida das populações e por tornar estes equipamentos uma referência de lazer para os gondomarenses e para as populações da Área Metropolitana do Porto, alinhando-se com os princípios atuais de organização das cidades”, sublinha a autarquia.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *