A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira por unanimidade a criação de um programa extraordinário de apoio à renovação das viaturas operacionais dos corpos de bombeiros do concelho, no valor de dois milhões de euros, anunciou o município.
A proposta prevê que o financiamento ocorra nos próximos dois anos, assinala em comunicado o município do distrito do Porto.
O programa funciona através de candidaturas que, uma vez “validadas e aprovadas pelos serviços municipaism podem ser subsidiadas até ao valor máximo de 400 mil euros”, continua o documento.
Segundo a autarquia, é “elegível para este apoio a aquisição de viaturas de combate a incêndios, viaturas de desencarceramento, embarcações de socorro e ambulâncias de emergência”.
Os apoios podem ser pedidos, através de formulário próprio, junto do Departamento de Proteção Civil, Segurança e Fiscalização, sendo que a mesma associação humanitária pode efetuar várias candidaturas durante o período de um ano a contar da aprovação das propostas, até atingir o valor máximo de financiamento, explica o comunicado.
O concelho dispõe de cinco corpos de bombeiros: Areosa – Rio Tinto, Gondomar, Melres, São Pedro da Cova e Valbom.