Os 15 nomes dos autores convidados pela RTP para concorrerem à 57.ª edição do Festival da Canção, a realizar entre fevereiro e março do próximo ano, já foram anunciados e entre eles está o da gondomarense Cláudia Pascoal, que venceu o Festival da Canção em 2018 e representou Portugal na Eurovisão, em Lisboa, com a música “O Jardim”.
André Henriques, April Ivy, Bandua, Bárbara Tinoco, Churky, Cláudia Pascoal, Dapunksportif, Ivandro, Jacinta, Neon Soho, Quim Albergaria, Sal, Teresinha Landeiro, The Happy Mess e You Can’t Win Charlie Brown também foram convidados.
Já por concurso de livre submissão, aberto ao público de 2 de setembro a 21 de outubro, foram selecionados Edmundo Inácio, Inês Apenas, Mimicat, Moyah e Voodoo Marmalade.
Recorde-se que a RTP havia convidado 16 autores para concorrerem à próxima edição do Festival da Canção. Contudo, um deles “teve um imprevisto pessoal”, pelo que a estação pública de televisão optou por “ admitir 5 candidaturas provenientes da livre submissão de canções”.
O vencedor do Festival da Canção vai representar Portugal na 67.º edição do Festival Eurovisão da Canção, que irá acontecer em Liverpool, no Reino Unido, em maio de 2023.