O Governo aprovou nesta quinta-feira, durante a reunião do Conselho de Ministros, um investimento de 65 milhões de euros para a criação de um novo Centro de Atendimento Clínico (CAC) no Porto. O novo centro será instalado no Hospital da Prelada, em parceria com a Misericórdia do Porto, e terá como principal objetivo aliviar a pressão sobre as urgências hospitalares, atendendo casos menos urgentes, identificados com pulseiras verdes e azuis.
Segundo informações do Porto Canal, o CAC do Porto deverá iniciar as suas operações na última semana de agosto, funcionando todos os dias da semana, das 08:00 às 20:00. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, destacou que esta iniciativa integra o Plano de Emergência e Transformação na Saúde do Governo, que visa a criação de centros semelhantes noutras regiões do país.
Além disso, a ministra revelou que há um crescente interesse de várias unidades locais de saúde em estabelecer novos centros clínicos. A partir de outubro, o Governo planeia abrir mais unidades, reforçando a rede de atendimento e preparando-se para enfrentar o inverno com uma maior capacidade de resposta.
Foto: Misericórdia do Porto