Governo anuncia medidas de desconfinamento para a quarta fase

Governo anuncia medidas de desconfinamento para a quarta fase

29/04/2021 0 Por admin
Partilhar:

Novas medidas entram em vigor no sábado. Apenas sete concelhos não avançam no desconfinamento. O Governo decidiu decretar situação de calamidade a partir de sábado, depois de Portugal continental ter passado por 15 períodos de estado de emergência, que vigoravam desde 9 de novembro.

“O estado de emergência será substituído pelo estado de calamidade, que vigorará a partir das 00:00 do próximo dia 1.º de maio”, disse o primeiro-ministro no final da reunião do Conselho de Ministros sobre a última fase de desconfinamento. O primeiro-ministro anunciou que há condições para “dar o passo em frente” para a próxima etapa do desconfinamento.

“Hoje, fazendo a avaliação da pandemia, pudemos tomar a decisão de dar o passo em frente para a próxima etapa do desconfinamento”, afirmou.

O chefe do Executivo explicou que o país se mantém “no quadrante verde” da matriz de risco. António Costa anunciou as medidas desta última fase do plano de desconfinamento, que entram em vigor no sábado. São elas: Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas ou 10 em esplanadas) podem funcionar até às 22:30;Espetáculos culturais até às 20:30;Abertura das fronteiras terrestres; Casamentos e batizados com 50% de lotação; Todas as lojas e centros comerciais podem funcionar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 aos fins de semana e feriados.