GOVERNO ANUNCIA REFORÇO NO PROCESSO DE VACINAÇÃO COVID-19

GOVERNO ANUNCIA REFORÇO NO PROCESSO DE VACINAÇÃO COVID-19

21/11/2021 0 Por admin
Partilhar:

A duplicação da população elegível para receber reforço de vacina contra a covid-19 vai implicar mais meios, assumiu este domingo, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales.

No dia em que foi batido o recorde de adesão à terceira dose: mais de 42 mil vacinas administradas, o governante referiu que vão ser necessários, com certeza, mais reforços.

Com a duplicação do número de elegíveis temos de reprogramar em termos logísticos, de meios e de planeamento. É mais do dobro das pessoas”, assumiu Lacerda Sales. O secretário de Estado explicou que o reforço do processo será feito “em cooperação com o ministério da Defesa, as Forças Armadas”, os serviços do ministério da Saúde, autarquias.

O novo coordenador do plano de vacinação, coronel Carlos Penha-Gonçalves, e as administrações regionais de Saúde estão “a avaliar” a capacidade da estrutura, isto é se será necessário aumentar o número de centros ou a sua dimensão.

Os adultos a partir dos 18 anos que levaram uma dose de vacina da Janssen vão ser chamados para receber um reforço. O secretário de Estado não apontou metas, nem prazos quanto a este processo, mas assegurou que a prioridade será a mesma: por ordem decrescente. Isto é, dos mais velhos para os mais novos. “Começamos sempre pelos mais vulneráveis, os mais idosos”, garantiu.

Lacerda Sales apelou à adesão à vacinação e frisou que o reforço da imunidade é essencial para se conseguir um Natal mais seguro e tranquilo. “Para que isso aconteça é de facto necessário que este mês haja uma grande adesão como hoje nos próximos dias”.