Governo de centro-direita liderado por Luís Montenegro já tomou posse
Governo de centro-direita liderado por Luís Montenegro já tomou posse

Governo de centro-direita liderado por Luís Montenegro já tomou posse

Partilhar:

O recém-formado governo liderado por Luís Montenegro assumiu o cargo hoje no Palácio da Ajuda, na presença de 150 convidados, incluindo o primeiro-ministro cessante, António Costa.

O primeiro-ministro Luís Montenegro e os 17 ministros do XXIV Governo Constitucional prestaram juramento à constituíção nesta terça-feira, no Palácio Nacional da Ajuda, em menos de um mês após a vitória da Aliança Democrática nas eleições legislativas de 10 de março.

Novos ministros assumiram o cargo no Palácio da Ajuda em uma cerimónia que contou com os discursos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do novo primeiro-ministro, Luís Montenegro. Notavelmente ausente foi o líder da oposição, Pedro Nuno Santos.

No seu discurso, Marcelo começou por dirigir uma palavra aos portugueses, cuja votação “foi um voto de fé na democracia ao inverter a tendência de abstenção que parecia inabalável”.

O primeiro-ministro expressou a sua determinação em conduzir um mandato completo, buscando oferecer aos portugueses a mudança exigida nas urnas.

Este é o terceiro governo ao qual o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá posse, mas o primeiro liderado pelo PSD, partido do qual já foi presidente. Em 2019, deu posse ao segundo governo de António Costa e, em 2022, empossou o terceiro governo de Costa. Nenhum dos dois completou o mandato.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *