Governo decretou “tolerância zero” a quem fizer fogo nos dias quentes que se seguem. As populações devem ficar em alerta e avisar o 112 em caso de fumo.
Portugal está em estado de alerta, entre hoje e as 23.59 horas da próxima sexta-feira, para enfrentar os riscos elevados de incêndio devido às altas temperaturas previstas. O Governo declarou tolerância zero ao uso de fogo ou maquinaria em meios rurais e não exclui novas medidas, mas apelou às atitudes individuais. O presidente da República também pediu a “colaboração de todos” para salvaguardar vidas e bens. Ao final desta quinta-feira, mais de mil bombeiros e duas dezenas de meios aéreos combatiam quatro incêndios.
“O Governo irá acionar a declaração de alerta para limitar todas as ações que possam pôr em risco as populações e criar todas as condições que permitam garantir a mobilização dos recursos necessários e indispensáveis para o esforço que os próximos dias irão exigir”, explicou, hoje, o ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro acrescentou que, nos próximo dias, existirá um elevado grau de severidade meteorológico, em que os níveis de humidade vão estar muito baixos e as temperaturas muito altas com vegetação muito seca.