A Frente Comum, comissão sindical, organizou uma greve de 24 horas para esta sexta-feira, dia 20 de maio, que terá, ao que tudo indica, um impacto efetivo no funcionamento das escolas, autarquias, serviços centrais e de saúde.
A estrutura sindical que junta mais de três dezenas de sindicatos da função pública, já entregou um pré-aviso para permitir que os funcionários públicos possam participar na manifestação.
Em comunicado esclarece que os trabalhadores da saúde estão também abrangidos pelo aviso prévio de greve da Função Pública marcada para esta sexta-feira, 20 de maio.
“O Aviso Prévio de Greve, pelo período de 24h00 horas de 20 de Maio de 2022, emitido por esta estrutura sindical, para participação na Manifestação Nacional, abrange os trabalhadores de todos os Serviços Públicos de Saúde, incluindo os que laboram em estabelecimentos que estejam concessionados a IPSS e Misericórdias”, refere em comunicado a estrutura sindical.
A manifestação nacional dos funcionários públicos decorre esta sexta-feira a partir das 14h30h, entre o Marquês do Pombal e a Assembleia da República, em Lisboa.
A ação de protesto é promovida pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, que reivindica o aumento dos salários em 90€.