Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) irão realizar uma greve na próxima segunda-feira, com uma manifestação em frente ao edifício da administração. A paralisação é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) e contará com a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.
Segundo o comunicado do sindicato enviado às redações, a greve, que durará todo o dia, resulta da junção de duas greves parciais em curso. Os trabalhadores reivindicam aumentos salariais, melhorias no Sistema de Evolução Profissional (SEP) e a manutenção de direitos, como o agente único e assistência na doença. Pela manhã, haverá uma concentração na estação de recolha da Via Norte, e à tarde, às 14h30, os trabalhadores vão protestar em frente à sede da empresa na Torre das Antas.
O STRUN já apresentou queixas contra a administração da STCP por alegada pressão sobre os trabalhadores e abuso dos serviços mínimos. A STCP, por outro lado, afirma que as regras dos serviços mínimos devem ser cumpridas, estando preparada para defender a sua posição em tribunal.
O STRUN é o único dos cinco sindicatos que ainda não chegou a um acordo com a administração da STCP em 2024.
Foto: STCP