Grupo de Teatro Cabeças no Ar Apresenta Peça “Pedra Preta” no Centro Cultural de Campo em Valongo
Grupo de Teatro Cabeças no Ar Apresenta Peça “Pedra Preta” no Centro Cultural de Campo em Valongo

Grupo de Teatro Cabeças no Ar Apresenta Peça “Pedra Preta” no Centro Cultural de Campo em Valongo

Partilhar:

Até 30 de novembro, o Grupo de Teatro Cabeças no Ar apresenta a peça “Pedra Preta” no Centro Cultural de Campo, em Valongo. A programação destina-se, até o dia 28, aos alunos do concelho, e nos dias 29 e 30 de novembro, às 21h30, será aberta ao público em geral. A entrada é gratuita, mas a lotação da sala é limitada a 80 lugares.

Este projeto nasce do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) e contou com o apoio pontual da Direção-Geral das Artes. A peça explora a conexão entre a história geológica da região e a vida dos mineiros de Campo – Valongo, refletindo sobre a dureza do trabalho mineiro e a delicadeza dos fósseis encontrados na terra. O enredo traça um paralelismo poético entre as vidas enterradas no passado e aquelas que, no presente, escavam a terra em busca de sustento.

A peça é escrita e encenada por Hugo Sousa, com um elenco composto por Ana Rita Pinto, Jorge Neto e Raquel Monteiro. A parte técnica inclui figurinos de Hugo Sousa e Cristina Gouveia, cenografia virtual de Vítor Pires (Ícaro), desenho de luz de Bernardo Santo Tirso Ribeiro e operação de luz e som de Cristiano Silva. A banda sonora original e a sonoplastia são de Carlos Adolfo, e a design gráfico é de André Santos. O espetáculo conta também com a participação especial da Banda Musical de São Martinho do Campo.

A peça é descrita como um “rabisco cheio de verdades dentro”, remetendo à forma como o homem, desde os tempos antigos, deixa suas marcas na pedra para compartilhar sua visão do mundo. O grupo, que já realizou uma pesquisa filmada sobre o tema, também está preparando um documentário sobre o processo artístico, a ser lançado em 2025.

As reservas para o espetáculo podem ser feitas no site da Câmara Municipal de Valongo aqui.

Este projeto cultural é uma oportunidade única para vivenciar a história e as tradições da região de Valongo, através de uma reflexão profunda e poética sobre o trabalho e a vida dos mineiros, com uma apresentação que promete marcar as memórias dos espectadores.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *