Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sofreu um acidente durante uma aterragem de emergência esta segunda-feira, em Atei, Mondim de Basto. A aeronave, modelo AW139, colidiu com uma árvore e tombou lateralmente após o piloto e o copiloto perderem visibilidade devido ao excesso de poeira levantada pelas hélices. O incidente ocorreu por volta das 12h55, quando a equipa seguia para prestar assistência a um trabalhador de 38 anos que havia sofrido uma queda numa pedreira.
Apesar da gravidade do acidente, todos os ocupantes do helicóptero – piloto, copiloto, médico e enfermeira – saíram ilesos. O INEM informou, em comunicado, que os quatro foram transportados para o hospital de Vila Real por precaução, onde foram avaliados e já receberam alta.
O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Carlos Magalhães, declarou ao início da noite que as equipas de emergência mobilizadas para o local já foram desmobilizadas. No entanto, os bombeiros voltarão ao local para acompanhar a retirada do combustível restante e a remoção do helicóptero. “A aeronave já não constitui risco, não está a verter nenhum combustível e não tem danos aparentes no reservatório”, afirmou Carlos Magalhães, acrescentando que a operação para remover o helicóptero e o combustível deverá ocorrer na terça-feira, embora ainda não haja confirmação.
Durante a tarde, o comandante explicou que os operacionais se mantiveram no terreno por precaução, devido aos 900 litros de combustível presentes no aparelho e aos equipamentos médicos que incluem oxigénio. Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), foram mobilizados 58 operacionais e 21 veículos dos bombeiros de Mondim de Basto e Celorico de Basto, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR, Proteção Civil Municipal, INEM e GPIAAF para o local do acidente.
O helicóptero do INEM, com base em Macedo de Cavaleiros, tinha sido destacado para responder ao acidente de trabalho na pedreira em Suzeiros, Atei, onde um homem de 38 anos sofreu uma queda.
Foto: DR