Decorreu na tarde desta sexta-feira (24 de junho), a histórica Regata de Barcos Rabelo.
A famosa Regata, disputadada sobre o rio Douro, fazem as embarcações históricas navegar desde a Foz até à Ponte D. Luís, disputando o primeiro lugar!
Esta iniciativa é organizada pela Confraria do Vinho do Porto, para promover o Vinho do Porto e as marcas deste vinho e que este ano celebra a sua 40a edição.
De velas erguidas, com o nome das firmas de Vinho do Porto a que pertencem, os barcos sobem o rio, sendo que, no fim, os prémios são entregues em frente à Casa Sandeman, na zona da Beira Rio, em Vila Nova de Gaia com muita música e animação.
Os barcos rabelos são embarcações tradicionais que, antigamente, transportavam as pipas do Vinho do Porto do Alto Douro, onde se encontram as vinhas, até Vila Nova de Gaia, onde era armazenado e depois comercializado do Porto para todo o mundo.
A prova foi cancelada devido a falta de vento, tendo a mesma sido atribuída a vitória à regata da formação da Cockburn’s, uma vez que na ocasião da decisão da organização, era a equipa que estaria na frente da prova.