O histórico Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso vai regressar com muitas novidades em outubro 2023. O novo formato, que visa a conquista de novos públicos e a abertura a outras linguagens artísticas, foi apresentado pelo presidente da Câmara, Alberto Costa, no passado sábado (22 de outubro).
Na sessão, um Ensemble de Cordas reinterpretou a peça “Landscapes of Santo Tirso”, composta em 2006 pelo australiano Ken Murray, inspirada na paisagem de Santo Tirso observada do alto do Santuário de Nossa Senhora da Assunção e na música “Frustração”, de Carlos Paredes. Foi, também, apresentado um excerto do filme documentário “A Cidade da Guitarra”, de Joaquim Pavão, que será estreado no Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, em 2023.
A programação do festival passa a incluir um ciclo de cinema, em articulação com um conjunto de encontros, exposições, palestras, pequenos concertos, performances e degustações gastronómicas, entre outros. “Estes momentos estarão ancorados num tema extraído do universo polissémico da guitarra, o qual será definido anualmente com um título que dará mote a toda a programação do evento”, explicou Alberto Costa, acrescentando que a palavra “Retornos” foi o tema escolhido para 2023.
Nesta edição, o destaque irá, também, para uma parceria com o Festival Guarnicê de Cinema, do Brasil, que vai contemplar a exibição de filmes sobre os cordofones beliscados. Esta ligação à 7ª Arte ficará, também, marcada pela estreia mundial do documentário “A Cidade da Guitarra”, realizado por Joaquim Pavão com o apoio do Município de Santo Tirso, e cujo primeiro excerto foi exibido na sessão de apresentação do festival.
A programação de 2023 vai incluir, ainda, Tecelagens Sonoras, que irão juntar as artes plásticas e a música à tradição da indústria têxtil de Santo Tirso, e iniciativas de media-arte, no âmbito de uma parceria com a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), entre outras.
“O retorno do Festival Internacional de Guitarra é um compromisso da Câmara Municipal com a Cultura e com uma identidade cultural que queremos que continue a ser a marca de Santo Tirso”, concluiu Alberto Costa.
O lançamento da edição de 2023 do Festival Internacional de Guitarra culminou com um concerto, na Fábrica de Santo Thyrso, dos norte-americanos Tuck & Patti. Um espetáculo único em Portugal, que foi também a primeira atuação deste histórico duo do jazz no nosso país.