Hoje celebra-se o Dia de São Martinho

Hoje celebra-se o Dia de São Martinho

11/11/2021 0 Por admin
Partilhar:

Ângelo Monteiro


Diz a história que não há festa de São Martinho sem castanhas na mão e um copo de bom vinho e preferência, consumidos num magusto. A festa popular associada à efeméride e que se realiza um pouco por todo o país…

Reza a lenda de São Martinho que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava num dia de frio regressar a casa, quando encontrou a meio do caminho, uma mendigo que lhe pediu uma esmola. Uma tempestade e um outono duro e frio assolava a Europa, então Martinho retirou das suas costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada e deu-o ao mendigo. Com este gesto bondoso, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.

Este milagre ficou conhecido como o “Verão de S. Martinho”. Desde então, por esta altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu.

Foi a 11 de novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho.

Este santo é patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos produtores de vinho, dos soldados… dos cavalos, dos gansos, e orago de uma série interminável de localidades. 

Além de Portugal, também outros países festejam o Dia de São Martinho. Em França e Itália, à semelhança de Portugal, comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.