A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na quinta-feira, no Porto, um homem de 33 anos procurado internacionalmente pelas autoridades espanholas para cumprimento de uma pena de prisão de seis anos por tráfico de droga. A detenção foi realizada por elementos do Núcleo de Estrangeiros e Controlo de Fronteiras, nas instalações da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a PSP revelou que o homem, de nacionalidade marroquina, foi detido na Rua Calouste Gulbenkian, pelas 14:30, em resposta a um mandado de detenção europeu emitido por Espanha.
A investigação revelou que, em 2023, o detido havia submetido um pedido de Manifestação de Interesse para autorização de residência em Portugal, utilizando de forma fraudulenta dados de identificação, um contrato de trabalho e contribuições falsas. Estas irregularidades foram identificadas e sinalizadas pela AIMA, que notificou as autoridades.
Os polícias deslocaram-se ao centro de atendimento da AIMA no Porto após serem informados da presença do indivíduo, sobre o qual recaía o mandado de detenção europeu. Após a detenção, o homem foi conduzido aos quartos de detenção da PSP e será apresentado esta sexta-feira às autoridades judiciárias para início do processo de extradição.
A PSP sublinha o sucesso da cooperação internacional e a importância do controlo rigoroso em processos de imigração para a identificação de atividades ilícitas.
Foto: DR