A Hora do Planeta convoca o mundo a desligar as luzes durante uma hora e a refletir sobre os problemas que a natureza enfrenta este sábado, dia 23 de março. Ângela Morgado, diretora executiva da WWF, destaca a alimentação como a principal causa da desflorestação e de outros problemas climáticos.
Começando como um simples apagão simbólico numa cidade, hoje a Hora do Planeta abrange 190 países e territórios. Esta iniciativa mundial, promovida pela World Wide Fund for Nature (WWF), celebra-se neste sábado, dia 23 de março, das 20h30 às 21h30.
“Numa sociedade com enormes pressões sobre a natureza, esta campanha de sensibilização visa incentivar as pessoas a mudar hábitos”, destaca Ângela Morgado, fundadora e diretora-executiva da Associação Natureza de Portugal/WWF.
O principal objetivo é inspirar pessoas, instituições e empresas a adotarem comportamentos mais responsáveis no seu dia a dia, promovendo uma hora de reflexão para a promoção de mudanças no estilo de vida da população. Durante esse período, as pessoas são convidadas a refletir sobre a necessidade de mudança no planeta.
A iniciativa apela ao desligamento das luzes em monumentos, ruas e residências. Em Portugal, várias autarquias participam, com 88 municípios aderindo no ano passado.