(Texto de Daniel Pinho)
Segundo estatísticas da PORDATA, em 2021, Portugal tinha 182 idosos por cada 100 jovens e com tendência a aumentar, tanto que, em 2011 eram 127 o número de idosos. Com a decrescente natalidade, a perda de mobilidade e outros fatores do envelhecimento, a solidão na população torna-se comum, em especial no interior do país e nas zonas do Porto e Lisboa, onde são muitas as pessoas que vivem sozinhas, nomeadamente, os mais idosos. De acordo com a GNR com os “Censos Sénior 2022”, são atualmente no Porto, mais 11mil do que em 2011, os idosos que vivem sozinhos ou isolados.
No Porto, a FAP (Federação Académica do Porto), promove a entreajuda, de estudantes e cidadãos sénior do concelho do Porto, com o Programa Aconchego, instituído em 2004, que consiste na hospedagem de estudantes de ensino superior em casa de idosos. De forma a resolver dois problemas atuais, as elevadas despesas de alojamento para estudantes e o crescente índice de solidão na população mais idosa, o programa aconchego troca a a companhia dos estudantes pelo alojamento.
Saber mais sobre o programa: https://www.fap.pt/sites/default/files/u29/formulario_de_candidatura_programa_aconchego.pdf
Imagem – Portal do Envelhecimento