IGAS investiga alegado benefício ao diretor do SNS no Hospital de Gaia
IGAS investiga alegado benefício ao diretor do SNS no Hospital de Gaia

IGAS investiga alegado benefício ao diretor do SNS no Hospital de Gaia

Partilhar:

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo de inspeção à Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE) para verificar o cumprimento das normas do Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA SNS) no atendimento ao diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida.

A investigação foi desencadeada por uma denúncia anónima que acusa o responsável do SNS de ter desrespeitado as regras das listas de espera ao ser submetido a uma cirurgia plástica em outubro no Hospital de Vila Nova de Gaia.

Segundo a IGAS, a ação inspetiva tem como objetivo apurar se as normas e orientações técnicas do SIGA SNS foram cumpridas no caso em questão. Em comunicado, a entidade informou que a análise deverá ser concluída “em breve”.

O jornal Público avançou a notícia durante a manhã desta quarta-feira. Em resposta a anteriores questionamentos, enviados à Lusa no final de outubro, António Gandra d’Almeida esclareceu que o seu caso foi tratado “como qualquer outro utente” e reiterou que os pormenores clínicos são “do foro exclusivamente privado”.

A denúncia e a subsequente investigação colocam em foco as práticas da ULSGE e a eventual necessidade de reforçar a fiscalização para garantir o respeito pelos direitos de todos os utentes do SNS.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *