Portugal está a testemunhar uma iniciativa independente de israelitas e judeus residentes em Lisboa e no Porto, que exibem imagens de alguns dos 229 reféns israelitas sequestrados pelo grupo extremista islâmico Hamas.
A intenção é sensibilizar os portugueses para a situação em Gaza e chamar à atenção para a condição humanitária dos reféns. O apelo é estritamente humanitário, e busca a condenação da situação e a exigência da sua libertação imediata.
“Esta é uma iniciativa local de israelitas e judeus em Portugal, principalmente em Lisboa, porque somos cidadãos preocupados”, afirmou Eyal Goldman, residente no Porto.
“Somos pessoas independentes, não relacionadas com o governo israelita, nem com a comunidade judaica. Estamos a fazer isto espontaneamente, a partir da nossa crença e da nossa preocupação” acrescentou Eyal Goldman.
O promotor da iniciativa disse ainda que a ideia é “apelar à humanidade e ao povo de Portugal para que apoiem este apelo internacional a partir Portugal”
Os reféns incluem idosos e menores, muitos dos quais foram testemunhas do assassinato das suas famílias durante o ataque do Hamas em Israel. As imagens estão a ser exibidas na Avenida dos Aliados, no Porto, e no Parque Eduardo VII, em Lisboa.