O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugurou na semana passada a Casa da Trilobite e do Património Geológico, um novo espaço dedicado à promoção das marcas identitárias do concelho, com especial destaque para a trilobite, um dos fósseis mais emblemáticos da região.
Este projeto é uma requalificação do espaço expositivo da Casa-Museu Dias de Oliveira e tem como principal objetivo tornar-se uma referência na divulgação, investigação e preservação do rico património geológico e paleontológico de Valongo, a nível local e nacional.
“A Casa da Trilobite e do Património Geológico resulta da valorização e adaptação do espaço museológico existente, sendo o corolário de anos de trabalho em torno da trilobite, que é hoje uma marca incontornável da nossa história e identidade”, afirmou José Manuel Ribeiro durante a cerimónia.
Com esta nova instalação, o município de Valongo reforça a sua aposta na conservação e promoção do património natural, destacando o importante rasto de história deixado pelos fósseis e formações geológicas da região. Além de um espaço para exposição, a Casa pretende ser um polo de investigação e um local de referência para estudiosos e visitantes interessados no património geológico de Valongo.
Foto: CM Valongo