Inaugurado novo posto de controlo no Porto da Afurada em Gaia
Inaugurado novo posto de controlo no Porto da Afurada em Gaia

Inaugurado novo posto de controlo no Porto da Afurada em Gaia

Partilhar:

O Posto de Controlo e Registo de Pescado, do Porto de Pesca da Afurada , em Vila Nova de Gaia e 24 novos armazéns de aprestos foram inaugurados, esta quinta-feira, dia 25, pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

A obra resulta de um investimento de 214 mil euros, financiado a 25% pela Câmara Municipal de Gaia e no restante pelo Programa Operacional Mar 2020. Esta empreitada “vai permitir que os barcos de pequena pesca possam ancorar na Afurada”, indica a autarquia, explicando que, desta forma, os pescadores vão poder vender” o seu peixe, “sem necessidade de se deslocarem a Matosinhos, como acontecia até agora”.

O presidente da Câmara Municipal considera que esta se trata de uma obra “estruturante para a comunidade da Afurada”, uma vez que “veio responder “a uma ambição e expectativa dos pescadores”, representando “um contributo para que o porto seja mais forte, olhe o mais para o futuro e para que os pescadores sejam mais valorizados”.

“É preciso cuidar da identidade”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues, defendendo que o município não faz “nada se, localmente,” não se tratar das comunidades do concelho.

Já a ministra da Agricultura realçou que “o investimento é de grande importância para esta comunidade” pois vai “dar capacidade competitiva e beneficiar grandemente a sua atividade”

Para Maria do Céu Antunes, este equipamento “é o resultado do desenvolvimento de todos os talentos para servir uma comunidade. Era uma estrutura muito ansiada por toda a comunidade, que tem trabalhado tanto para poder agora vender aqui o seu pescado sem ter de se deslocar a Matosinhos”.

A Câmara de Gaia afirmou ainda que depois da inauguração seguiu-se uma reunião entre a secretária de Estado das Pescas e a comunidade piscatória, em que foi assinado o protocolo de cedência de utilização do pavilhão para o funcionamento do Posto de Controlo e Registo de Pescado, entre a União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada e a Associação Nacional Pequena Pesca do Cerco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *