Um incêndio de grandes proporções na zona de Oliveira de Azeméis, que começou na noite de sábado, está a ser combatido por cerca de 400 bombeiros, auxiliados por quase uma centena de veículos. O fumo intenso obrigou à evacuação preventiva do hotel Vale do Rio, localizado nas áreas afetadas de Pinheiro da Bem Posta, Travanca e Palmaz.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), além do incêndio de Oliveira de Azeméis, outros três fogos ativos continuam a causar preocupação. Em Sever do Vouga, 196 operacionais e 63 veículos estão a combater as chamas, enquanto em Sopo de Baixo, Vila Nova da Cerveira, 121 operacionais e 39 viaturas lutam contra o fogo. Na zona de Fafe, dois incêndios ativos envolvem quase 200 bombeiros.
A evacuação do hotel em Oliveira de Azeméis foi realizada por precaução, devido ao fumo denso. Para já, há uma vítima mortal a lamentar. Um bombeiro de São Mamede de Infesta, Matosinhos, que faleceu de morte súbita, durante uma pausa, enquanto outros bombeiros combatiam o fogo.
Segundo o site da ANEPC, às 06:55, fogo mobilizava 434 operacionais, apoiados por 143 viaturas.
Todo o território de Portugal continental está até terça-feira em situação de alerta devido ao agravamento do perigo de incêndio rural. Neste momento, há três incêndios ativos e o mais preocupante continua a ser o da região de Oliveira de Azeméis.
As autoridades não aconselham a circulação de trânsito na A25 entre Angeja e Talhadas, na A1 entre Aveiro Sul e Estarreja e no IC2 entre Pinheiro da Bemposta e Branca, onde o trânsito estará condicionado ou até mesmo cortado.
O número de bombeiros e veículos mobilizados para a área continua a aumentar, conforme atualizações da ANEPC.
Outros incêndios, como o de Santa Maria da Feira, também continuam ativos, com 142 bombeiros no terreno.